12 Temperos para te transformar em um chef
Hoje vamos indicar alguns temperos que são muito versáteis e podem adicionar muito sabor a suas receitas. Temperos que todo chef deveria ter em sua casa.
Os Temperos
Alecrim
O Alecrim apresenta traços de eucalipto com notas florais e adocicadas, ainda assim combina muito bem com salgados e doces. De sabor marcante, o alecrim, quase nunca passa desapercebido no prato; combina muito bem com:
- Azeites
- Batata
- Carnes
- Chocolate
- Defumados
- Limão
- Peixes
- Queijos
Canela
A Canela é doce, quente e levemente amarga. Muito utilizada para os preparos doces, ela pode surpreender quando usada em preparos salgados. Combina muito bem com:
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
- Café
- Chocolate
- Frango
- Frutas
- Pães
Capim Cidreira
Um tempero refrescante, aromático e levemente cítrico; também conhecido como Capim Santo ou Capim Limão (mas não é o mesmo que a erva cidreira); muito utilizada na culinária do sudeste asiático. Você vai encontrá-la em pratos salgados como em doces e bebidas alcoólicas ou não. Combina muito bem com:
- Arroz
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
- Bolos
- Chás
- Frutas Cítricas
- Frutas Silvestres
- Frutos do Mar
- Leite de Coco
- Peixes
- Sucos
Coentro
Muito difundido na nossa culinária, porém controverso. A relação das pessoas com o coentro é de amor ou ódio; tempero forte, levemente refrescante, com gosto bem marcante e por isso deve-se tomar muito cuidado ao utilizá-lo. Seu gosto se altera com o calor, portanto ele deve ser acrescentado no final do preparo ou servido cru. Combina muito bem com:
- Abacate
- Batatas
- Frutas cítricas
- Peixes
- Tomate
Cravo
Muito perfumado, o cravo tem um gosto bem amadeirado. Sua presença nos doces tende a torná-los desinteressantes para as formigas, tradicionalmente se coloca cravo no açucareiro para afastá-las. Muito utilizado na culinária da Indonésia e da Índia. Combina muito bem com:
- Baunilha
- Café
- Carnes
- Coco
- Doces
- Frangos
Dill
Inicialmente doce seguido de um amargo, possui sabor complexo com notas de anis. Combina muito bem com:
- Batata
- Beterraba
- Cogumelo
- Cordeiro
- Leite e derivados
- Peixes
- Pepino
Gengibre
De gosto terroso, levemente cítrico e com um leve ardor. Ele é muito versátil na cozinha e seu sabor marcante dá um toque especial em pratos salgados, doces e bebidas alcoólicas ou não. Combina muito bem com:
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
- Carnes
- Chocolate
- Doces
- Frangos
- Peixes
Lemon Pepper
Aromático, cítrico e picante. Existem várias receitas de lemon pepper. Ele é um tempero composto basicamente de: pimenta do reino preta, raspas de limão e sal. Pode ser encontrado pronto em diversos supermercados. Combina muito bem com:
- Batatas
- Carne
- Patês
- Peixes
- Saladas
Manjericão
Rico em sabor e muito adorado, o manjericão apresenta um frescor e paladar muito aromático, levemente ácido e cítrico. Muito utilizado na culinária italiana, em massas, bases, molhos, bebidas alcoólicas ou não. Normalmente utilizado na preparação de salgados, ele pode ser surpreendente em algumas preparações doces.
- Azeites
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
- Chocolate Branco
- Frutas cítricas
- Massas
- Ovos
- Queijos
- Tomate
Noz Moscada
Um dos nossos ingredientes favoritos, a noz moscada tem um sabor quente, amadeirado e muito presente. Ela torna pratos cremosos e doces menos enjoativos. Combina muito bem com:
- Batatas
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
- Carnes
- Chocolate
- Couve-flor
- Frango
- Maçã
- Ovos
- Queijos
- Tomate
Sálvia
Levemente amarga com traços de limão. Tem seu sabor realçado em pratos amanteigados. Combina muito bem com:
- Abóbora
- Carne de Porco
- Defumados
- Massas
- Molhos
- Queijos
- Tomate
- Tomilho
- Zimbro
Tomilho
Com traços cítrico, aromático e herbáceo. Ele é o ingrediente principal das ervas de Provence. Cada vez mais vem sendo usado nos preparos doces e bebidas. Combina muito bem com:
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas
- Carne
- Cogumelos
- Drinks
- Frutas Silvestre
- Limão
- Massas
- Sálvia
- Sopas
- Tomate
Veja agora três receitas muito simples onde os temperos fazem toda a diferença.
Conheça um pouco mais sobre esses incríveis temperos:
Alecrim: Muito utilizado em peixes e carnes. O alecrim é utilizado há séculos para tratamento de enxaqueca através da inalação de água fervente com alecrim. Um estudo mais recente atestou que o cheiro do alecrim melhora também a memória e humor dos pacientes.
Canela: Um estudo da universidade de Copenhague revelou que meia colher de chá de canela e uma colher sopa de mel todas as manhãs causa um alívio significativo nas dores originadas por artrite. A canela também é um excelente alimento para quem tem diabetes tipo 2, pois ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.
Capim Cidreira: É utilizado na indústria cosmética em produtos para a pele. Mas seus benefícios não param por aí, possui propriedades: calmantes, analgésicas, digestivas, diuréticas e expectorante.
Coentro: No Brasil somos muito familiarizados com as folhas do coentro, mas na culinária oriental e africana também são muito utilizados as sementes e raízes do coentro. As sementes do coentro são uma excelente fonte de colesterol bom (HDL) e ajudam a regular o ciclo menstrual das mulheres. As folhas do coentro quando consumidas cruas reduzem enormemente o nível de açúcar, portanto pode ser utilizado na finalização de pratos para pessoas que sofrem de obesidade ou diabetes.
Gengibre: em algumas culturas é conhecido como o tempero da mulher, por esquentar os pés frios, aumentar a libido durante a menopausa e prevenir náuseas durante a gravidez. A digestão do gengibre é exotérmica, aquecendo o corpo, portanto é um excelente tempero para as noites frias de inverno. O gengibre funciona como protetor estomacal quando ingerido antes do consumo de álcool e medicamentos. O gengibre é, ainda, usado por cantores profissionais para tratar rouquidão.
Manjericão: Altamente nutritivo, rico em vitaminas e minerais, tem propriedades antibacterianas, auxilia no fortalecimento do sistema nervoso, pode ser usado também no tratamento de picadas de inseto.
Noz Moscada: A noz moscada funciona como catalizador para quebra de gordura e colesterol, portanto se aliada a exercícios físicos diários pode ajudar no processo de emagrecimento. Além disso, a noz moscada ajuda a regular o trato intestinal, melhora a circulação sanguínea, e é relaxante.
Sálvia: Ela é antioxidante, favorece o transito intestinal, evita a retenção de líquidos.
Tomilho: Poderoso antioxidante. Auxilia na digestão de comidas com alto teor de gordura e ajuda a preservar as carnes.
Sobre o Kittychenlab
O Kittychenlab surgiu para registrar o resultado das experiências gastronômicas que realizamos. Além dos dois chefs principais, temos também convidados que trazem suas receitas pessoais para compartilhar com todos.
Nossos vídeos são curtos, dinâmicos e práticos. Não acreditamos em vídeos extensos onde as pessoas falam e falam por horas, e dificilmente aparecemos neles, pois o astro de nossos vídeos é a comida.
Muitos vídeos e dicas para ensinar você a pilotar o fogão de sua casa em nosso canal do youtube. Venha conferir.
Fontes:
Segnit, Niki. Dicionário de Sabores: 2010. Casa da palavra
Folha de São Paulo.
http://www.saudedica.com.br/
http://colegioweb.com.br/
http://melhorcomsaude.com/